COLUNAS E DORES IRRADIADAS

Origem das dores de coluna

Entenda as dores irradiadas

Posições viciosas x dor

Tratamento Mckenzie

ARTROSE DAS ARTICULAÇÕES

O tratamento Mckenzie para:

Artrose dos joelhos e quadris

Artrose da coluna

LESÕES MUSCULARES E TENDINOSES
O tratamento Mckenzie para:

Cotovelo de tenista ou   epicondilite lateral

Tendinite / ruptura tendão Aquiles

Síndrome do impacto do ombro

Tendinite patelar

Distensão da virilha

LESÕES ARTICULARES MAIS COMUNS

Desarranjos articulares

Joelhos

Ombros

Cotovelos

Quadris

ATM – Articulação temporo-mandibular

Dor anterior do joelho
REPORTAGENS SOBRE DORES DE COLUNA E IRRADIADAS ( LER )
 

 

 

COMO PREVENIR DORES DE COLUNA E IRRADIADAS.

 

ATITUDES PREVENTIVAS DAS DORES DA COLUNA.

 

Abaixo relacionamos algumas atitudes preventivas sugeridas pelo Método Mckenzie.

 

Lembre-se que,  se você já tem dor deve procurar um profissional credenciado e se submeter a uma avaliação Mckenzie. 

 

1 -  Sentar- se corretamente. A maioria das pessoas que permanece sentada por períodos prolongados acaba adotando uma postura relaxada. Portanto, sente-se corretamente e interrompa estes longos períodos levantando-se em intervalos regulares.

 

Postura incorreta. Perda da lordose lombar e protusão da cabeça. Postura correta.

 

   

 2 - Uso do “Rolo Lombar McKenzie”.  Use um  rolo lombar quando for ficar assentado por um período prolongado ( dirigindo, viajando  de carro/ ônibus /  avião,   no escritório ). O rolo  permite a manutenção da lordose lombar,   diminuindo o stress sobre as articulações lombares;  além de posicionar melhor toda a sua coluna.  Atualmente,  existem três modelos do “Rolo  McKenzie” .

 

§    Uso do rolo lombar para manutenção

 

 

3 - Evite  ficar muito tempo em uma só posição.

 

Permanecer muito tempo em uma só posição produz um stress excessivo em um só grupo de articulações. Procure mudar de posição sempre que for possível.

 

 

4 - Procure adotar posições contrárias às de costume. 

 

AS POSTURAS ABAIXO SUGERIDAS  TÊM CARÁTER  PREVENTIVO E PODEM NÃO SER ADEQUADAS EM CASO DE DOR. 

 

Como permanecemos muitas horas do dia  com a nossa coluna em flexão,   procure adotar posições contrárias, ou seja , de extensão da coluna; evitando assim um stress contínuo das articulações em uma só direção. Isto se você ainda não tem dor importante na coluna.  

 

Após a prática de esportes que exigem muita flexão anterior da coluna, não  se alongue  para a frente ou adote posições de flexão da coluna. Descanse de barriga para baixo e só faça alongamentos e movimentos do tronco para trás. Evite também ficar assentado em má posição.  Lembre-se que sua coluna já ficou muito tempo para frente enquanto você se exercitava. 

 

Deite-se, por alguns minutos, de barriga para baixo, na espreguiçadeira do seu clube, com a cabeceira da mesma em ligeiramente  elevada. Esta é uma posição de extensão lombar.

Procure ler um pouco  de barriga para baixo, com a cervical alinhada e a lombar em extensão.  

 

 

 

§  Posição de leitura com extensão da coluna lombar e realinhamento cervical.

 

 

 

§  Outra posição de leitura com extensão da coluna lombar e realinhamento cervical. 

 

 

5 - Cuide da ergonomia dos móveis do ambiente de trabalho e doméstico.  

 

 

Cadeiras e sofás

 

Observamos que muitos sofás e cadeiras se encontram inadequados  para a média da altura do brasileiro. Os sofás geralmente têm o assento muito profundo . Isto se observa também nas cadeiras das mesas de jantar e em algumas cadeiras para escritórios. Fique atento ás especificações abaixo. 

 

O comprimento ( profundidade ) do assento da cadeira  ou do sofá deve ser igual ou menor do que o comprimento da sua coxa. A espuma não deve ceder ao seu peso. 

 

O assento deve ser paralelo ao chão.

Postura incorreta. Lombar em cifose. Tronco inclinado para tráz.

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Correção da postura assentada. Quadril no fundo do sofá. Ângulo do tronco com a coxa entre 90º a 100º.

 

 

MoMobiiliário correto. Assento de pouca profundidade  e paralelo ao chão. Encosto  com boa inclinação. Alturas do assento, encosto e braços ajustáveis.

 

 

  

 

A inclinação do encosto ( espaldar ) deve variar entre 90 a 110 graus, dependendo das características posturais de cada indivíduo.O  encosto não deve ceder ao peso tronco. 

 

Assentos inclinados para trás projetam o peso do tronco para a lombar, ao invés das nádegas,   provocando uma curva inversa ao da lordose,  chamada cifose lombar. A cifose lombar provoca um stress excessivo na lombar e induz à dor. A maioria das pessoas se sente muito  desconfortável nesse tipo de assento.

 


§  Mobiliário incorreto. Assento inclinado para trás. 

 

   

Posição sentada  para leitura. 

 

Quando for ler na posição sentada, use suporte para leitura para evitar a protusão da cabeça ( cabeça para a frente ) e  Rolo McKenzie para restituir a lordose lombar.

 

§  Posição correta para leitura na posição sentada. Uso de um suporte para livro  e rolo lombar.

 

 

Altura do travesseiro

 

Pacientes com dores cervicais e/ou irradiadas têm grande dificuldade  de encontrar o travesseiro certo.  

O travesseiro deve variar de  acordo com as características posturais de cada indivíduo. Quando for comprar um travesseiro, procure lojas que ofereçam um lugar para que você possa se deitar e experimentar o travesseiro.

 

Deitado de lado.

 

O travesseiro deve ser da largura de seu ombro. Isto vai  posicionar a cabeça alinhada com o restante da sua coluna. Evite dormir com a cabeça em flexão ( posição fetal ),  pois está posição é prejudicial para quem já tem dor.

 

Deitado de  barriga para cima.   

A altura vai depender da sua postura de cabeça. Uma boa dica: a altura do travesseiro deve permitir que   a base do nariz fique perpendicular à superfície na qual  você está deitado. Ou seja, o nariz deve apontar para o teto e não para o peito ou para trás. Pessoas que têm uma boa postura não precisam usar travesseiro nesta posição. Lembre-se disso quando não só ao dormir, mas quando estiver  lendo um livro ou deitado na academia fazendo algum exercício.

 

Postura Correta. Se ao deitar, a base do nariz fica naturalmente perpendicular à cama, não há necessidade do travesseiro.

 

 

Posição de leitura incorreta. A cervical fica flexionada ( nariz inclinado para a frente ).

Posição de leitura  correta quando deitada.

 

 

 

   Correto 

 Errado

 

§  Uso do travesseiro para posicionar a cervical. Base do nariz perpendicular à cama. 

 

Computador  

Para que sua coluna esteja bem alinhada, é necessário que o seu olhar esteja no campo superior da tela do monitor.  

 

Se o monitor estiver  alto. 

 

Você ficará olhando para cima, o que pode provocar deformações das articulações e dores na região da nuca e  cabeça.  Muitas dores de cabeça têm origem devido a esta posição e são rapidamente resolvidas com exercícios Mckenzie e reposicionamento da altura da tela.

 

 

Se o monitor estiver muito baixo. 

 

Você vai curvar-se para a frente e provocará stress tanto das vértebras cervicais superiores quanto das  inferiores; poderá ter também incômodos lombares. Você será um forte candidato a dores cervicais com irradiação para ombros, escápulas e membros superiores.  

 

Posicionamento dos objetos na mesa de trabalho 

 

Uma boa mesa de trabalho deveria ter uma profundidade mínima de 60 cm de profundidade.  

Posicione o teclado e o mouse ou trackball na mesma altura, que deverá estar no nível do cotovelo. 

 

Os objetos mais utilizados devem permanecer perto do indivíduo, de tal maneira que ele não precise esticar o braço para alcançá-los. Isto porque ao esticar o braço você tende a curvar o tronco e a cabeça para frente, estressando tanto as articulações do pescoço quanto a coluna dorsal e lombar.

 

Visite sites com o tema ergonomia do computador” .

 

 

6 - Pratique uma atividade física moderada. 

 

A cartilagem articular precisa de pressão e os músculos precisam de tensão  para se manterem sadios”

 

Lembre-se que nossas  articulações foram projetas para executar movimentos e receber carga. Precisam ser estressadas. Se não executarem suas  funções, vão  se degenerar por desuso.

 

Já os músculos  precisam de tensão moderada para ficarem tonificados. Praticar atividade físicia moderada e  freqüente é manter seu sistema músculo esquelético em ação. Ficar parado “enferruja”.

 

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