Blog
Endometriose Ciática
23.11.23

Endometriose Ciática

Uma das causas mais comuns de dor ciática é a hérnia de disco na qual o tratamento pelo Método Mckenzie apresenta grande eficácia. Entretando, existe uma patologia que também causa dor ciática em que a fisioterapia não pode atuar. Estamos falando da dor ciática causada por endometriose.

O que é ciática?

Ciática é definida como dor de origem neural, que geralmente é sentida nas costas, nádegas, quadris e irradia para a perna. Os sintomas podem variar dependendo de qual zona do nervo ciático está afetada. O nervo ciático está intimamente envolvido com outras estruturas músculo-esqueléticas à medida que atravessa os forames neurais e tecidos moles da pelve e coxa.

O que é endometriose?

A endometriose é uma doença na qual os tecidos que formam o endométrio (tecido intrauterino) crescem fora do revestimento do útero, afetando 5% a 10% das mulheres férteis. Estas lesões ectópicas podem acometer regiões como o peritônio, ovário, septo retrovaginal, reto, cólon, bexiga, ureteres, ligamentos uterinos, vagina e, raramente, o nervo ciático

A Endometriose Ciática

A endometriose do nervo ciático ( extra pélvica ) é uma doença pouco comum, mas que causa um sofrimento muito grande na vida das mulheres acometidas. O tecido endometrial se implanta dentro do nervo ciático causando compressão, irritação e fibrose do nevo. Em alguns pacientes, a endometriose só se manifesta no nervo, ou seja, sem endometriose presente em outra região da cavidade pélvica, o que pode dificultar ainda mais o diagnóstico desta doença

Sintomas

No início da doença, devido à sua associação com o ciclo menstrual, a dor típica da endometriose ciática começa dois a três dias antes da menstruação e continua por alguns dias após a menstruação. Com a evolução da doença, a dor pode se tornar constante e geralmente de grande intensidade. O nervo ciático direito é mais acometido que o esquerdo. Os sintomas incluem dor cíclica com irradiação para coxas e pernas que atinge o pico durante o período menstrual. Podem também ocorrer alterações na força como a queda do pé, na sensibilidade ( dormência, formigamento, queimação ou frio ) bem como perda dos reflexos.

Diagnóstico

Por ser uma doença rara e pouco conhecida, mesmo entre os clínicos, o diagnóstico da endometriose ciática é difícil e pode demorar anos para ser descoberto. É fundamental fazer este diagnóstico e iniciar o tratamento mais precocemente. Os médicos devem considerar a endometriose ciática no diagnóstico diferencial da ciática. Para mulheres com histórico de dor pélvica e dor nas costas que não respondem ao tratamento conservador, é importante que os médicos considerem a endometriose ciática uma prioridade no diagnóstico diferencial para agilizar o processo diagnóstico. Os testes do Método Mckenzie ajudam neste diagnóstico diferencial ao descartarem um problema na coluna lombar como a causa da dor.

A endometriose ciática pode ser diagnosticada em resposta ao tratamento empírico (por exemplo, terapia com liberação de hormônios análogos de gonadotrofina) ou estudos de imagem (Ressonância Magnética), mas um diagnóstico definitivo de endometriose ciática pode ocorrer a partir do exame do tecido obtido durante a cirurgia.

Tratamento

O tratamento da endometriose depende da gravidade dos sintomas, da localização da doença, da extensão da proliferação, do desejo da paciente de ser fértil ou engrávidar e da sua idade. As terapias atuais para a dor associada à endometriose incluem medicação e remoção cirúrgica de lesões ectópicas.

Cirurgia

A remoção cirúrgica da endometriose da raiz do nervo ciático pode potencialmente eliminar os sintomas enquanto mantém a função reprodutiva normal, embora represente riscos cirúrgicos específicos.

Palavras-chave

Endometriose ciática, Dor ciática, Dor na pelve, Nervo ciático, Dor lombar e na perna, Fisioterapia Método Mckenzie

Comente essa publicação

Entre em contato