A dor da coluna pode se manifestar de forma variada e, por isso, muitas vezes não é reconhecida pelo indivíduo
Dor na coluna e dor irradiada
Problemas da coluna podem produzir dor localizada na própria coluna ou dor irradiada para regiões do tronco (abdomem, virilhas, costelas, etc ) braços ou pernas.


Algumas vêzes, a dor na coluna desaparece, ficando somente a dor irradiada. Em outros casos, o indivíduo só sente a dor irradiada e não percebe que sua origem está na coluna.
Ou seja, podemos sentir uma dor só no cotovelo, sem dor no pescoço, causada por um problema originado na coluna cervical. Bem como uma dor na planta do pé, sem dor lombar, causada por um distúrbio lombar.
Tais pontos dolorosos, irradiados da coluna, muitas vezes são confundidos com dores musculares, tensão nos nódulos, distensões, tendinites, bursites, artrose articular e outros. Outro exemplo desse equívoco são as dores na região lateral do quadril (do “culote”), que vêm, ou não, acompanhadas de dor lombar. Uma percentagem significativa das dores nessa região tem origem na coluna e não no músculo ou na articulação do quadril ou dos seus tecidos circundantes.
Quando ficamos muito tempo em uma só postura, quando fazemos movimentos repetidos sempre em uma só direção, quando carregamos um peso excessivo ou fazemos um movimento brusco, a coluna é sobrecarregada e suas estruturas podem sofrer uma deformação passando a emitir dor localizada ou irradiada.
Estruturas que causam dor na coluna e irradiada – Fontes de dor
É a dor que se origina na coluna, na raiz do nervo ou nas duas regiões e irradia para o tronco, braços ou pernas.

Vários tecidos da coluna, quando sob stress mecânico, podem emitir dor na coluna ou irradiada– o disco vertebral, as facetas articulares, os ligamentos, a cápsula articular, os vasos sanguíneos do canal medular, o corpo vertebral, a dura máter (dor somática) e a raiz do nervo ( dor radicular ).
Uma fonte comum de dor é o disco vertebral Hérnias de disco, abaulamenos, protusões discais) . Quando sob forte pressão, o disco vertebral pode se deslocar (subluxar/deformar ) e causar dor na coluna e/ou irradiada. A dor é causada tanto pela própria deformação discal quanto pelas estruturas que são comprimidas por esta deformação como o ligamento longitudinal posterior e adura máter. É uma dor difusa e de difícil localização.
Muitos destes deslocamentos discais ( subluxações ) podem ser recolocados de volta para a posição anterior ( reduzidos ) através de movimentos aplicados na coluna. Os testes e a avaliação do Método Mckenzie- MDT é capaz de detectar ,de forma rápida e precisa, este movimento. Assim que o disco vertebral volta para o lugar, a dor é abolida.
Dor radicular – É a dor causada pela compressão ou irritação da raiz do nervo.
Com menor frequência, a raiz do nervo também pode ser comprimida pelo disco vertebral, produzindo uma dor denominada dor radicular que tem características distintas da dor originada do disco ( somática ).

A dor radicular é geralmente aguda e possui um trajeto distinto, de fácil localização. Irradia abaixo do cotovelo ( raiz nervosa cervical ) ou do joelho ( raiz nervosa lombar ).
A dor radicular pode ou não vir acompanhada de algum sintoma neurológico, como perda de força muscular, formigamento, dormência ou perda dos reflexos.
As protusões, abaulamentos e hérnias de disco, qdo tocam e comprimem a raiz do nervo, produzem dor radicular , além da dor somática originada do próprio disco vertebral. Como exemplos de dor radicular podemos citar a dor ciática ( lombar ) e a dor do plexo braquial ( cervical ).
Tratamento das dores da coluna e dores irradiadas
É vital salientarmos que, aos primeiros sinais de dor persistente, deve-se fazer uma investigação para se detectar a verdadeira causa a ser combatida. Antes de tratarmos, temos que ENTENDER o problema.
Como tratamento das dores da coluna e suas irradiações, não precisamos fortalecer ou alongar músculos. Também é ineficaz dissolver os nódulos/fácias musculares com massagem, como é comum acontecer em muitos procedimentos. Como vimos, essas dores não são musculares. Enquanto a verdadeira causa (origem) do problema não for tratada, a dor permanecerá
Portanto, todo indivíduo com queixa de dor na coluna e/ou irradiada para pontos distantes da mesma deve ter a coluna primeiramente avaliada.
Como já vimos neste site, os testes da avaliação do Método Mckenzie – MDT são eficazes para se detectar a verdadeira origem da dor, classificar e escolher o tratamento adequado para cada tipo de problema.